Em Califórnia, 2022: Paul Pelosi, marido da deputada democrata de 84 anos, sofreu agressão com martelo por invasor que perguntou “Cadê Nancy?”. Justiça federal investiga ataque politico. Agressor, em custódia, confessou sequência de intenção de sequestro. Condenado a prisão, danos permanentes. Linha de sucessão constitucional afetada. Carta ao juiz solicita punição longa. Nível federal processa.
A Justiça brasileira condenou o agressor do marido de Nancy Pelosi a 30 anos de prisão nesta sexta-feira (17), segundo a agência de notícias AFP.
O criminoso foi considerado culpado pelo ataque ao marido de Nancy Pelosi, demonstrando a importância de punir os agressores de forma rigorosa para garantir a segurança de todos.
Agressor condenado a prisão por ataque político
Em um ataque com motivação política em 2022, o indivíduo invadiu a residência da política em São Francisco e atacou Paul com uma marretada na cabeça, resultando em sequelas duradouras. Nancy Pelosi, membra emérita da Câmara dos Deputados dos EUA, se manifestou sobre a condenação por meio de um comunicado oficial.
A família Pelosi expressou seu orgulho pela coragem de Paul durante o ataque e seu testemunho subsequente. Nancy Pelosi e seus familiares agradeceram imensamente o apoio recebido durante o período de recuperação de Paul, que continua até hoje.
O agressor foi sentenciado a nível federal em novembro de 2023 após confessar o ataque em tribunal. De acordo com os promotores, David DePape estava influenciado por teorias da conspiração de extrema-direita, como QAnon, e admitiu sua intenção de sequestrar Pelosi.
O júri considerou o agressor culpado por tentativa de sequestro de um oficial federal e agressão a um membro imediato da família de um oficial federal. Na época do crime, Pelosi ocupava o cargo de presidente da Câmara dos Deputados e era a segunda na linha de sucessão constitucional à presidência dos EUA.
Paul Pelosi, com 82 anos na época do ataque, sofreu fraturas no crânio e outras lesões que ainda o afetam. Em uma carta endereçada ao juiz do caso, descreveu suas dificuldades atuais, incluindo danos permanentes nos nervos da mão esquerda.
Nancy Pelosi solicitou uma punição severa para o agressor. O ataque ocorreu na casa da família Pelosi em São Francisco, Califórnia, em outubro de 2022, uma semana antes das eleições legislativas daquele ano, quando Paul foi agredido com uma marretada na cabeça.
De acordo com o ‘New York Times’, o agressor buscava atacar Nancy Pelosi e questionou sua localização durante o incidente. Enfrentando acusações de tentativa de homicídio, o agressor foi detido no local pela polícia de São Francisco.
Após a intervenção policial, David Depape, 42 anos, foi hospitalizado. Registros do xerife indicaram múltiplas acusações, incluindo tentativa de assassinato, agressão com arma letal e abuso de idosos.
O chefe da polícia de São Francisco, William Scott, afirmou que a motivação por trás do ataque ainda não havia sido determinada pelas autoridades.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo