Caixa Econômica Federal paga benefício a 20,73 milhões de famílias, incluindo 400 mil novas, e 5,2 milhões recebem Auxílio Gás, seguindo calendário do Bolsa Família.
O pagamento do Bolsa Família de outubro começa a ser realizado nesta sexta-feira (18) para aproximadamente 20,73 milhões de famílias brasileiras. É importante lembrar que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda que visa garantir a segurança alimentar e a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O calendário de pagamento do Bolsa Família segue a ordem do número final do NIS e o depósito é feito pela Caixa Econômica Federal sempre em dias úteis até o dia 31 deste mês. Além disso, é fundamental entender que o Bolsa Família é um benefício que faz parte de um conjunto de ações do governo para garantir o acesso a serviços básicos, como saúde e educação, e que o Auxílio é um complemento importante para as famílias que mais precisam. É um programa que busca promover a inclusão social e reduzir a pobreza no país.
Calendário do Bolsa Família em 2024
O calendário de pagamento do Bolsa Família em 2024 está disponível para os beneficiários. Nesta sexta-feira, os beneficiários com NIS de final 1 receberão o benefício, além dos moradores de 686 cidades em situação de emergência ou de calamidade pública reconhecidos pelo governo federal, independentemente do final do número do NIS.
O calendário de outubro de 2024 é o seguinte:
* NIS de final 1 – 18 de outubro
* NIS de final 2 – 21 de outubro
* NIS de final 3 – 22 de outubro
* NIS de final 4 – 23 de outubro
* NIS de final 5 – 24 de outubro
* NIS de final 6 – 25 de outubro
* NIS de final 7 – 28 de outubro
* NIS de final 8 – 29 de outubro
* NIS de final 9 – 30 de outubro
* NIS de final 0 – 31 de outubro
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) criou um site para que os beneficiários consultem as datas de pagamento de acordo com seu número final do NIS.
Auxílio Gás e Bolsa Família
A partir de amanhã, a Caixa depositará também o Auxílio Gás a 5,5 milhões de famílias. O benefício é pago a cada dois meses e segue o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família. Neste mês, o benefício será de R$ 104 por residência e será pago na sexta-feira (18) a todo morador de cidade em situação de emergência e calamidade pública.
O valor do Auxílio Gás corresponde a 100% do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13kg. As famílias podem consultar as informações das parcelas nos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem ou pelo telefone 111.
Como saber se vou receber o Bolsa Família?
Para saber se foi aprovado no Bolsa Família, o beneficiário deve aguardar uma comunicação pelo correio dizendo que foi selecionado. Caso esteja na fila e não tenha recebido a carta, o responsável pela família deve procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou ir até o setor responsável na prefeitura da cidade onde mora.
Também é possível saber se foi aprovado no Bolsa Família ou conferir a situação do benefício por meio do aplicativo do Bolsa Família ou na Central de Atendimento da Caixa pelo telefone discando o número 111 ou no ligando para o atendimento Caixa ao Cidadão no número 0800 726 02 07.
Onde conseguir informações sobre o Bolsa Família?
O MDS oferece diversos canais de atendimento para os beneficiários do Bolsa Família. São eles:
* O telefone 121, do MDS – funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
* O atendimento eletrônico funciona todos os dias, 24 horas por dia.
* No Fale Conosco do site www.mds.gov.br é possível encontrar link para registrar sua demanda pelo formulário eletrônico.
* O telefone 111, canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal com informações sobre o cartão e o saque do benefício.
* Aplicativo Bolsa Família, onde o responsável familiar pode consultar informações sobre seu benefício, tais como valor, situação e a data de pagamento do seu benefício.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo