Fatos e efemérides de 7 a 13 de julho: Dia Nacional da Ciência, homenageando o físico paranaense César Lattes, Prêmio Nobel.
A semana entre os dias 7 e 13 de julho de 2024 inicia com celebrações à importância da ciência e termina ao som do rock and roll. Na segunda-feira (8), é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. Essa data foi estabelecida para honrar a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que remonta ao ano de 1948.
No decorrer da semana, diversos eventos destacam a relevância do trabalho científico e dos cientistas no avanço da sociedade. A pesquisa contínua e inovadora realizada por esses profissionais contribui significativamente para o desenvolvimento do conhecimento e para a melhoria da qualidade de vida. A dedicação dos cientistas é fundamental para impulsionar a ciência e suas descobertas em benefício de todos.
Ciência e Rock: Uma Semana de Datas Marcantes
Ainda no campo da ciência, a semana é marcada, em 11 de julho, pelos 100 anos do nascimento do físico paranaense César Lattes. Ele é um dos descobridores do méson pi (partícula responsável por mediar a interação entre prótons e nêutrons dentro do átomo, permitindo que permaneçam unidas), que rendeu o Prêmio Nobel ao líder de sua equipe de pesquisa, Cecil Frank Powell, em 1950. Lattes, que dá o nome à plataforma de currículos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), teve parte de sua história contada no Ciência é Tudo, em 2020.
Se a semana começa em ciência, podemos dizer que ela termina no ritmo das guitarras distorcidas. No dia 13 de julho, celebra-se o Dia Mundial do Rock. A data surgiu em 1985, em torno do Live Aid, evento beneficente que reuniu artistas consagrados, como lembrou a reportagem da Radioagência Nacional em 2023. Na ocasião, a origem do ritmo foi contada e nomes foram homenageados. Para os amantes do rock, a semana também tem uma lembrança. No dia 11, a morte de Tommy Ramone completa 10 anos. Baterista dos Ramones (banda icônica do punk rock), ele foi o último integrante do grupo a falecer. Joey (que morreu em 2001), Dee Dee (que morreu em 2002) e Johnny (morto em 2004) foram os outros integrantes do Ramones.
Entre ciência e rock, os outros fatos da semana A semana tem datas marcantes para interesses e paladares variados. No dia 10 de julho, são celebrados o Dia Mundial da Saúde Ocular e o Dia Nacional da Pizza. A data da iguaria é comemorada no Brasil desde 1985. Em 2018, o História Hoje falou sobre a efeméride. 11 de julho celebra o Dia Mundial da População, criado em 1987. Neste dia, a Terra chegou a 5 bilhões de pessoas. A data nos propõe refletir sobre a maneira como cuidamos do planeta, a qualidade de vida que queremos e o papel dos métodos contraceptivos, como nos mostra reportagem da Agência Brasil de 2017. Duas figuras da arte também são destaques na semana. No dia 12 de julho, celebramos os 120 anos de nascimento do poeta chileno Pablo Neruda, um dos mais importantes escritores da literatura mundial. Ele foi homenageado pelo Rádio Memória (quadro do Rádio Sociedade, da Rádio MEC) no ano passado. O dia 13 de julho relembra também os 70 anos de morte da artista e ativista mexicana Frida Kahlo. Ela foi homenageada no História Hoje em 2017, que lembrou o seu legado e sua trajetória. No mesmo ano, Frida também foi tema desta reportagem do Repórter Maranhão: Confira os principais marcos* do Hoje é Dia no período de 7 a 13 de julho de 2024: Julho de 2024 7 Morte do treinador e ex-jogador de futebol argentino-espanhol Alfredo Di Stéfano (10 anos) Dia Estadual das Paneleiras de Goiabeiras (Espírito Santo), em homenagem às panelas de barro capixabas, primeiro bem imaterial registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 21 de novembro de 2002. A partir de então, o ofício das Paneleiras de Goiabeiras foi inscrito no livro de Registro dos Saberes e declarado Patrimônio
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo