G1 quer trabalhar em atividades lúdicas como porta de entrada para pessoas aumentarem tempo conectados, consumindo conteúdo editorial, de jogos e alternativos. Letras e palavras, hábito de jogar, faixas etárias: editoria, jogos, passatempos, procura, consumo, já observados, pesquisas e estudos apontam.
Bárbara Sacchitiello 6 de maio de 2024 – 7h59 Manter a audiência engajada e por mais tempo consumindo suas páginas e conteúdo é a pretensão de todo veículo digital. No caso do G1, essa lógica não é diferente. Há aproximadamente seis meses, porém, o portal do grupo Globo começou a contar com uma aliada nessa missão.
O portal do G1 tem explorado diversas atividades lúdicas para tornar a experiência do usuário mais interessante. Esses passatempos vão desde quizzes interativos a jogos educativos, garantindo assim o entretenimento e a diversão dos leitores. Além disso, essas atividades contribuem significativamente para aumentar o engajamento, mantendo os usuários conectados por um tempo ainda maior. Uma estratégia inteligente para tornar a plataforma digital ainda mais atrativa.
Passatempos como Forma de Entretenimento e Leveza
Lançada há pouco mais de seis meses, a editoria de jogos foi criada para oferecer entretenimento para quem busca uma pausa na rotina. Com mais de 11 milhões de visualizações, a editoria foi baseada em uma tendência de consumo já observada em outros países.
Lucas Herdy, gerente de conteúdo do G1, destaca a importância dos passatempos não apenas como atrativo para os leitores, mas também como uma alternativa para quem busca um momento de descontração longe das notícias pesadas do dia a dia. Ele ressalta que as pessoas estão procurando formas de escapar do excesso de conteúdo e preferem se dedicar a atividades que as estimulem de alguma maneira.
Atividades Lúdicas e Desenvolvimento Cognitivo
Diversas pesquisas e estudos já apontaram a contribuição de jogos como palavras cruzadas, caça-palavras e outros para o desenvolvimento da concentração e do raciocínio. Essas atividades não apenas entretêm, mas também exercitam a mente.
Atualmente, o G1 oferece diversas opções de passatempos, como Palavras-Cruzadas, Caça-Palavras, Sudoku e Dito. O jogo mais popular, o Soletra, desafia os usuários a formar palavras a partir de um conjunto limitado de letras, mantendo o engajamento por sessão até 68% maior em comparação com outras páginas do portal.
Hábito de Jogar e Engajamento da Audiência
Com o constante crescimento da concorrência por atenção online, o G1 decidiu focar em atividades que envolvam letras e palavras, alinhadas à sua abordagem informativa. O objetivo é fornecer uma seleção de 7 a 10 jogos para construir o hábito de jogar entre os usuários.
Embora a faixa etária predominante dos consumidores de jogos seja acima de 45 anos, os passatempos do G1 proporcionam uma sensação de comunidade que atrai pessoas de diversas idades. Nas redes sociais, é comum ver interações sobre os desafios semanais e dicas para avançar nos jogos, ampliando o alcance para públicos variados.
Explorando o Potencial e as Possibilidades
O G1 não planeja oferecer passatempos pagos em sua editoria de jogos. A proposta é manter os jogos como parte integrante do portal, priorizando a gratuidade e a igualdade de acesso aos conteúdos. Os jogos são vistos como uma oportunidade de se conectar com a audiência de forma mais descontraída e construtiva.
Fonte: @ Meio&Mensagem
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