“Ainda Estou Aqui” selecionado para competir em Veneza e Toronto, inspirado no livro homônimo, com ato violento arbitrário e reencontro. Montenegro dirigiu, com presença de Walter Salles.
O longa-metragem nacional ‘Ainda Estou Aqui’ foi escolhido para participar da competição principal do Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2024 e estará na disputa pelo cobiçado Leão de Ouro, conforme divulgado pela Biennale nesta terça-feira (20).
Este ano, o Festival Internacional de Cinema de Veneza promete trazer uma seleção diversificada de produções cinematográficas de todo o mundo, e ‘Ainda Estou Aqui’ representa o talento e a criatividade do cinema brasileiro em um dos eventos mais renomados do cenário cinematográfico mundial.
Festival Internacional: Walter Salles e sua presença marcante
O renomado Festival Internacional de Cinema de Toronto confirmou a exibição do aguardado título dirigido por Walter Salles, conhecido por obras como ‘Central do Brasil’ e ‘Diários de Motocicleta’. A trama, inspirada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, narra a história da família Paiva, ambientada no Rio de Janeiro durante os anos 70. O enredo gira em torno do pai, Rubens, da mãe, Eunice, e de seus cinco filhos, que se veem diante de um ato violento e arbitrário que mudará o curso de suas vidas de forma irreversível.
Eunice, interpretada brilhantemente por Fernanda Torres, é forçada a se reinventar e a traçar novos caminhos para si e seus filhos, em um emocionante ato de superação. Ao seu lado, o talentoso Selton Mello completa o elenco principal, enquanto a icônica Fernanda Montenegro faz uma participação especial, reencontrando-se com o diretor Salles após o sucesso de ‘Central do Brasil’.
Este filme, intitulado ‘Ainda Estou Aqui’, marca a terceira participação de Walter Salles no Festival Internacional de Cinema mais antigo do mundo, consolidando sua presença na cena cinematográfica mundial. Salles já havia marcado presença no evento em 2001, na Itália, com a estreia de ‘Abril Despedaçado’, e retornou em 2009 para receber o prestigioso prêmio Robert Bresson pelo conjunto de sua obra.
Enquanto o Festival de Veneza se inicia em 28 de agosto e se estende até 7 de setembro, o aguardado Festival Internacional de Toronto está agendado para ocorrer entre os dias 5 e 15 de setembro, prometendo trazer uma seleção de filmes imperdível para os amantes da sétima arte. A presença de Salles e seu novo trabalho certamente serão um dos destaques desta edição, reafirmando a importância do cinema brasileiro no cenário global.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo